Foram anunciados os vencedores do Concurso de Habitação 2014, organizado pelo Grupo de Viaje Generación 2009 de Arquitectura Rifa (Universidad de la República de Uruguay). O concurso é realizado há mais de 60 anos e participam exclusivamente estudantes desta universidade. Tradicionalmente, o projeto vencedor do concurso é construído.
Nessa edição do concurso o arquiteto assessor foi Enrique Castro, e o júri do concurso foi composto por Luis Zino, Francisco Firpo e Luis Oreggioni.
Veja, a seguir, o projeto vencedor do concurso, de María Inés García e Maximiliano García.
Do júri: A casa se estrutura por meio de uma sequência de espaços relativamente equivalentes que se alternam e propõem múltiplas perspectivas visuais; a experiência visual da casa se assemelha a uma narrativa.
Propõe-se uma interessante relação entre espaços e uma grande abertura para atividades diversas. A associação de espaços sociais e circulações estrutura essas relações mais abertas e faz um contraponto aos blocos mais maciços associados às atividades mais definidas ou íntimas.
A proposta apresenta, em geral, boa orientação solar, vistas e ventilações cruzadas, o que vem acompanhado de uma convincente projeção de atividades nos espaços externos.
Observa-se uma solução estrutural de pilares e vigas dado que a lógica formal poderia se associar facilmente a uma estrutura de paredes portantes, o que permitira, inclusive, uma resolução volumétrica mais próxima aos digramas conceituais. Percebe-se, todavia, a orientação inadequada do quarto principal.
Questiona-se a forma como foram resolvidas as "paredes equipadas", que em alguns casos sacrificam a espacialidade e a leitura dos volumes. Particularmente, a complexidade na resolução do jardim de inverno se mostrou excessiva.
A imagem é simples e deriva das lógicas de geração espacial da casa. Deve ser estudada a proteção contra a chuva no acesso e na saída dos fundos, avaliando-se a possibilidade de criar um beiral contínuo em todos os locais com acesso ao exterior.
Pode ser revisto o sistema formal de perfuração dos blocos maciços e avaliar as alternativas para as extremidades externas e internas desses blocos.
Veja todos os projetos que participaram do concurso na página oficial do Arquitectura RIFA 2014.
Concurso
Concurso de Habitação 2014Prêmio
Primeiro LugarArquitetos
María Inés García, Maximiliano GarcíaLocalização
Montevideo, UruguaiAno
2014Fotografias
Cortesia de María Inés García e Maximiliano García